Classification de sécurité de réseaux électriques avec un haut niveau de pénétration de production éolienne basée en réseaux des neurones artificiels (ann)
Classificação de Segurança de Sistemas Interligados com Elevada Penetração Eólica com Base em Redes Neuronais Artificiais
Gonçalo Azinheiro[1], M. Helena Vasconcelos [2]
Sumário — Nesta dissertação são estudadas e aplicadas Redes Neuronais Artificiais (ANN), com a finalidade de classificar de forma rápida e segura a segurança dinâmica de sistemas interligados que explorem elevadas penetrações eólicas, onde os requisitos de capacidade de sobreviver a cavas de tensão não tinham sido totalmente adoptados. A qualidade dos resultados fornecidos pelas ANN foi avaliada por aplicação a um problema de segurança de uma rede interligada, já criada no âmbito dos trabalhos descritos em [1]. Para este efeito foram estudadas e aplicadas estruturas de ANN apropriadas para classificação, nomeadamente as Multilayer Perceptron (MLP) e as Probabilistic Neural Networks (PNN), tendo estas técnicas sido escolhidas atendendo às funcionalidades disponibilizadas pela toolbox de ANN do software MATLAB.
Palavras-chave - Redes Neuronais Artificiais (ANN), Levenberg-Marquardt (LM), Multilayer Perceptrons (MLP), Probabilistic Neural Networks (PNN), Scaled Conjugated Gradient (SCG)
INTRODUÇÃO
A presente dissertação teve como principal objectivo, a classificação de segurança de sistemas eléctricos interligados com elevada produção eólica recorrendo às ANN. Com este tipo de estrutura de aprendizagem automática pretendeu-se classificar, de forma rápida e precisa, a segurança dinâmica de operação de áreas de controlo de sistemas eléctricos interligados que exploraram elevadas penetrações de produção eólica, onde os requisitos de capacidade de sobreviver a cavas de tensão não tenham sido totalmente adoptados. A segurança dinâmica do sistema foi avaliada atendendo à ocorrência de sobrecargas em regime quasi-estacionário, em ramos da rede de transmissão, que violem os limites definidos como aceitáveis para sobrecargas temporárias. Nesta dissertação partiu-se do trabalho já