Vygotsky
Leon S. Vygotsky
(1896-1934)
O CONTEXTO DA OBRA
- Viveu na União Soviética saída da Revolução Comunista de 1917 - Materialismo marxista - Desejava reescrever a psicologia e construir uma teoria da educação adequada ao mundo novo - A tuberculose se manifestou desde os 19 anos de idade e foi responsável por seu fim prematuro aos 37 anos de idade - Descoberto pela psicologia ocidental apenas na década de 1960
Diferentemente de Piaget, que supõe a equilibração como um princípio básico para explicar o desenvolvimento cognitivo, Vygotsky parte da premissa de que esse desenvolvimento deve ser entendido com referência ao contexto social e cultural (microescala) no qual ocorre.
Os pilares da teoria de Vygostky (também conhecida como “teoria da mediação”) são
- os processo mentais superiores (pensamento, linguagem, comportamento volitivo, atenção consciente, memória voluntária, etc) têm origem em processos sociais - o papel dos instrumentos e signos como mediadores destes processos
Os processos mentais superiores têm origem em processos sociais e são a conversão de relações sociais em funções mentais. Não é por meio do desenvolvimento cognitivo que o indivíduo se torna capaz de socializar, é na socialização que se dá o desenvolvimento dos processos mentais superiores.
Mas como as relações sociais se convertem em funções psicológicas?
Instrumentos e signos como mediadores
Resposta:
É pela mediação que se dá a internalização (reconstrução interna de uma operação externa) de atividades e comportamentos. Isso quer dizer que a conversão de relações sociais em funções mentais superiores não é direta, mas sim mediada pelo uso de instrumentos e signos.
SIGNOS E SIGNIFICADOS
Um instrumento é algo que pode ser usado para fazer alguma coisa. Os animais também usam instrumentos em sua interação com o ambiente. Um signo é algo que significa uma outra coisa e é também um instrumento mediador.